Questões de Comunicação Social do ano 2020

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Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em

    A) I e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II, apenas.

    D) II, apenas.

    E) III, apenas.

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

    A) Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.

    B) A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.

    C) Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.

    D) Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.

    E) Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.

Gilberto Strunck, em seu Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Rio de Janeiro: Rio Books), aponta que o resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca, além do poder que ela tem [...] para convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, chama-se

    A) brainstorm.

    B) merchandising.

    C) brand-equity.

    D) slogan.

    E) tracking.

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como

    A) codificação.

    B) informação.

    C) feedback.

    D) intenção.

    E) decodificação.

O conceito de comunicação sustentável se refere à

    A) aquisição de bens e serviços ecologicamente corretos para as atividades de comunicação.

    B) divulgação de bens e serviços produzidos com matérias-primas renováveis.

    C) atividade de difusão de valores de sustentabilidade e responsabilidade social.

    D) colaboração com empresas do setor da economia sustentável, como cooperativas de catadores.

    E) pressão exercida por uma organização sobre o poder público para adoção de políticas de preservação.

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:

    A) O acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.

    B) Embora todas as parcelas da população se façam representar proporcionalmente, os usuários constroem personagens de si.

    C) As necessidades em termos de capacidades cognitivas e fluência em uso das tecnologias digitais favorecem os liberais.

    D) O algoritmo usado por redes sociais impulsiona propositalmente as posições políticas liberais, cerceando as conservadoras.

    E) Apenas visões de mundo compartilhadas por pessoas e instituições economicamente poderosas se difundem nas redes sociais.

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão

    A) idealizada por Walter Benjamin para explicar a perda de aura da cultura popular, que seria produzida pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    B) criada por Adorno e Horkheimer para se diferenciar da cultura erudita, que é espontaneamente aprendida pelas massas. A indústria cultural se apropria da cultura erudita para produzir cultura popular.

    C) cunhada por Adorno e Horkheimer para evitar a confusão com cultura de massa, que seria a cultura gerada espontaneamente pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    D) pensada por Adorno e Habermas para explicar a padronização da circulação de bens culturais dentro da esfera pública. A indústria cultural seria o mecanismo de agendamento das ideias da opinião pública.

    E) explicada pela primeira vez por Umberto Eco na obra Viagem à Irrealidade Cotidiana. A indústria cultural seria a forma de integrar os indivíduos dentro da sociedade democrática, na medida em que as massas entram em contato com a reprodução de obras de arte.

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são

    A) o desenvolvedor de sistema operacional, as companhias de telecomunicações, o sistema financeiro e as redes varejistas.

    B) o fabricante do aparelho, o desenvolvedor de sistema operacional, o desenvolvedor de aplicativos e as companhias de telecomunicações.

    C) as companhias de telecomunicações, a indústria fonográfica, o cinema e os desenvolvedores de programas para streaming de conteúdo.

    D) o desenvolvedor de aplicativos, a indústria criativa, órgãos regulatórios de governo e consultorias de preservação de direitos autorais.

    E) a indústria de eletroeletrônicos, fundos de investimentos, emissores de títulos do tipo subprime e setor logístico.

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:

    A) sociedade em rede.

    B) aldeia global.

    C) tecnologias da inteligência.

    D) impérios da comunicação.

    E) galáxia da internet.

Aline foi encarregada a aplicar um formulário para verificar a satisfação dos clientes de uma rede varejista com o atendimento. Ela decidiu abordar os clientes na entrada da principal loja. Aline, nesse caso, tomou uma decisão

    A) correta, pois a abordagem na entrada toma menos tempo dos entrevistados.

    B) errada, pois a entrada da loja serve como filtro social, eliminando os compradores on-line.

    C) correta, pois na entrada o fluxo de pessoas tende a ser maior do que em outras áreas.

    D) errada, pois tais pessoas não realizaram a compra e ainda não é possível medir satisfação.

    E) indiferente, pois as respostas tendem a ser similares pelas pessoas tanto na entrada quanto na saída da loja.

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