Questões sobre Marketing

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A respeito dos sistemas de informação de marketing e de vendas, julgue os seguintes itens. A integração dos sistemas de CRM aos sistemas de vendas é necessária para que o analista tenha condições de tomar decisões estratégicas baseadas no data mining (exploração de dados).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sistemas de informação de marketing e de vendas, julgue os seguintes itens. Os sistemas de informação de marketing e de vendas são úteis tanto no âmbito operacional quanto no estratégico, já que possibilitam, por exemplo, a análise de tipos de clientes, histórico, rentabilidade e risco de transações — informações que colaboram para a definição de novas propostas e ofertas de vendas personalizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item subsecutivo, relativo a contrato de venda. O contrato de compra e venda é o meio pelo qual uma pessoa transfere a outra determinado bem, mediante o pagamento, em dinheiro, de determinado valor. Nesse tipo de contrato, o bem deve ser revendido em determinado prazo pelo comprador, com a possibilidade de devolução, caso a venda não seja realizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a técnicas de vendas e características de vendedores, julgue os itens que se seguem. O vendedor que utiliza técnicas de vendas eficazes compreende que a venda não se limita à apresentação de um produto e ao fechamento de uma transação. O processo de vendas envolve também a fase de pré-venda, a qual inclui o planejamento e a determinação de objetivos, bem como a fase de pós-venda, a qual inclui o acompanhamento da utilização e a mensuração de satisfação do cliente com o produto adquirido.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a técnicas de vendas e características de vendedores, julgue os itens que se seguem. O vendedor que apresenta ao seu cliente informações sobre os benefícios, as características e as possíveis aplicações dos produtos da negociação é classificado como vendedor técnico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação. O maior benefício do outdoor é o seu grande impacto sobre o consumidor, razão por que é a mídia exterior mais utilizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em marketing, analisar o mercado e dividi-lo em grupos (demográfico, de necessidades e de comportamento, por exemplo) e/ou níveis para definir onde e como as forças de vendas atuarão é o que se chama

  • A. estratégia de crescimento.
  • B. varejo.
  • C. promoção.
  • D. inovação.
  • E. segmentação.

Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1) adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado” – são usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado

  • A. priorizando o efeito que o instrumento pode oferecer individualmente no mercado quando aplicado isoladamente.
  • B. para gerar quedas de preço do produto de modo a garantir posição privilegiada perante a concorrência.
  • C. combinando e dosando os instrumentos disponíveis de forma racional e equilibrada buscando impacto equilibrado.
  • D. no intuito de fortalecer a marca junto aos consumidores da nova classe C de modo a expandir o potencial do produto.
  • E. para estabelecer responsabilidades bem definidas nas atribuições de cada indivíduo da força de vendas.

Atualmente, cada vez mais as empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como

  • A. um sinônimo para a comunicação interna.
  • B. a forma pela qual divulgam seus produtos ou serviços.
  • C. a estratégia de promoção do corpo diretivo da empresa.
  • D. a fórmula de baixo custo para conscientizar empregados.
  • E. as ações de marketing realizadas para o público interno.

Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.

  • A. Propaganda institucional e jornalismo empresarial.
  • B. Venda pessoal e merchandising.
  • C. Marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • D. Marketing direto e marketing social.
  • E. Promoção de vendas e feiras de produtos.
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