Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem

Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito organizacional, além das barreiras comuns ao processo de comunicação, encontramos outras específicas. Entre estas, existem as que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum a um determinado ambiente comunicacional. Estas são barreiras:

  • A.

    semânticas.

  • B.

    mecânicas ou físicas.

  • C.

    fisiológicas.

  • D.

    psicológicas.

  • E.

    administrativas.

Fazem parte do Processo de Comunicação os seguintes elementos:

  • A.

    emissor, mensagem, veículo, transgressor e código.

  • B.

    repórter, mensagem, receptor, código e ruído.

  • C.

    transmissor, receptor, comunicado, comunicante e mensagem.

  • D.

    emissor, voz, meio, mensagem e receptor.

  • E.

    emissor, receptor, mensagem, código e ruído.

Ellen Lupton (2006) argumenta que “nessa tão falada ‘era da sobrecarga de informações’, as pessoas continuam podendo processar uma só mensagem de cada vez”. Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

  • A.

    o controle do tempo e da sequência de exibição de informações na construção de uma página web dá ao leitor/expectador a liberdade de consultar o conteúdo na ordem que desejar.

  • B.

    a exploração da tipografi a cinética representa basicamente entretenimento visual, sem impacto na captação da atenção do expectador.

  • C.

    em uma página web, várias informações são expostas ao mesmo tempo, otimizando o foco do leitor em assuntos de seu interesse.

  • D.

    o webdesign deve atender à demanda por novas formas de comunicação que acompanhem esse ritmo e ao mesmo tempo sejam eficientes na transmissão de mensagens.

  • E.

    os avanços tecnológicos e a presença constante de informação nos levam à obtenção de dados numa velocidade compatível com nossa capacidade de digerí-las.

O conceito que trata de forma simples o fluxo “emissor, meio, mensagem, receptor e feedback”, que foi essencial para a compreensão da estrutura e das funções da comunicação, possui como sistema de análise, a seguinte ordem:

  • A.

    análise de conteúdo, estudo de produção, análise de mídia, estudos de audiência e estudos de efeitos.

  • B.

    estudo de produção, análise de mídia, análise de conteúdo, estudos de audiência e estudos de efeitos.

  • C.

    estudo de produção, estudos de efeitos, análise de efeitos, análise de conteúdo e análise de mídia.

  • D.

    estudo de audiência, estudos de efeitos, estudo de produção, análise de conteúdo e análise de mídia.

  • E.

    estudo de produção, análise de conteúdo, análise de mídia, estudos de audiência e estudos de efeitos.

Os modelos iniciais da Comunicação descreviam um emissor que produzia a mensagem e a enviava a um receptor que a recebia.

Em relação a esses modelos iniciais, uma das diferenças de um modelo construído com o que hoje se verifica no processo da Comunicação é que ele deveria representar

  • A.

    a transmissão da comunicação como um processo sujeito à interpretação.

  • B.

    a interação entre emissor e receptor como um processo de mão única.

  • C.

    um receptor ativo que é também um emissor de conteúdo.

  • D.

    um emissor ativo que codifica a mensagem para diferentes receptores.

  • E.

    diversos canais simultâneos para a transmissão da mensagem do emissor ao receptor.

No que se refere aos níveis de análise comunicacional no ambiente das organizações, o nível que analisa a comunicação entre as pessoas, a maneira como os indivíduos se afetam mutuamente e, assim, se regulam e controlam uns aos outros é o

  • A.

    intrapessoal.

  • B.

    interpessoal.

  • C.

    organizacional.

  • D.

    tecnológico.

  • E.

    comportamental.

Essa função da linguagem é chamada de

  • A.

    metalinguística.

  • B.

    conativa.

  • C.

    referencial.

  • D.

    fática.

  • E.

    poética.

Para os pesquisadores da relação imagem-texto, quando a qualidade da imagem é inferior ao texto, tem-se uma redundância; quando a qualidade da imagem é superior ao texto, tem-se uma Informatividade e quando ambos (imagem e texto) têm a mesma importância diz-se que há

  • A.

    complementaridade.

  • B.

    equivalência.

  • C.

    heterogeneidade.

  • D.

    homogeneidade.

  • E.

    figuratividade.

No jornalismo, convencionou-se que uma notícia, para ser considerada analítica (completa) precisa seguir a fórmula: “3Q+O+P+C = NA”, ou seja, deve responder às perguntas clássicas: Quem? Que? Quando? Onde? Por quê? Como? A esse esquema chamamos de lead, que podem ser classificados de diversas formas. Qual das alternativas abaixo contém informações incorretas sobre lead?

  • A.

    O Lead – Flash apresenta todos os fatos da notícia em forma de história. Ao longo desse relato, relembra o leitor de informações importantes e essenciais para a compreensão da notícia em forma de pequenos flashes.

  • B.

    O Lead-Chavão, apesar de ser pouco usado, é aquele que cita um slogan ou ditado popular.

  • C.

    O Lead-Contraste é aquele que apresenta fatos diferentes e antagônicos entre si.

  • D.

    O Lead-Pessoal é aquele que fala diretamente ao leitor

  • E.

    O Lead-Documentário contém informações que servem como base histórica pra determinado assunto.

Os textos publicitários são construídos com a finalidade de convencer o destinatário da mensagem a agir segundo os interesses da entidade ou empresa anunciante. Ela procura persuadir o receptor para mudar comportamentos ou hábitos, consumir produtos ou serviços etc. O foco da mensagem está no destinatário e, na linguagem, predomina a função

  • A. fática.
  • B. conativa.
  • C. referencial.
  • D. emotiva.
  • E. metalinguística.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...