Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A melhor definição para news letter é:

  • A.

    página inicial da intranet que funciona como um mural eletrônico.

  • B.

    veículo que funciona como síntese dos acontecimentos em determinado período.

  • C.

    publicação sobre um tema específico, dirigida a um público determinado.

  • D.

    publicação específica para comunicação direta com clientes e público externo.

  • E.

    periódico de pequeno formato utilizado para fornecer informações à imprensa.

O documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária é chamado de:

  • A. press kit.
  • B. briefing.
  • C. anúncio.
  • D. relatório.
  • E. release.

Em redação publicitária, a sentença ou máxima que expressa uma qualidade ou vantagem do produto é conhecida por:

  • A. brand.
  • B. approach.
  • C. slogan.
  • D. copy.
  • E. lead.

De acordo com Philip Kotler, em publicidade, a comunicação eficaz é aquela orientada:

  • A. pela mensagem.
  • B. pelo canal.
  • C. pelo emitente.
  • D. pelo receptor.
  • E. pelo meio.

Segundo Armando Sant'Anna, em propaganda, o uso de um texto racional, enfatizando a descrição do produto, suas vantagens e as razões por que deve ser comprado, é mais adequado nos casos em que o produto:

  • A. não é conhecido no mercado.
  • B. é uma necessidade do consumidor.
  • C. é influenciado por características extrínsecas.
  • D. possui características inovadoras.
  • E. é destinado às classes superiores.

O esquema clássico de organização da redação no noticiário jornalístico, a chamada "pirâmide invertida", consiste em um texto que apresenta em seqüência:

  • A.

    os fatos culminantes, a narração em ordem cronológica, os pormenores interessantes e o desfecho.

  • B.

    os fatos culminantes, os fatos importantes, os pormenores interessantes e os detalhes dispensáveis.

  • C.

    a introdução do acontecimento, a descrição dos fatos, os detalhes interessantes e a conclusão.

  • D.

    o resumo da notícia, a descrição mais minuciosa, os pormenores interessantes e o desfecho.

  • E.

    os detalhes da introdução, os fatos de crescente importância que criam suspense, os fatos culminantes e o desfecho.

O marketing cultural é um instrumento de comunicação empresarial que tem como principal objetivo:

  • A. minimizar os custos com anúncios na mídia.
  • B. funcionar como uma técnica adicional de vendas.
  • C.

    promover um novo produto ou serviço.

  • D.

    divulgar a marca em determinado segmento.

  • E.

    conquistar e aumentar a simpatia pela empresa.

Existem muitas semelhanças entre a confecção de um jornal vendido em bancas e os que são voltados para o público interno de uma empresa ou órgão público. Uma das diferenças está na:

  • A. definição de um projeto gráfico.
  • B. escolha de uma periodicidade.
  • C. aprovação do texto pela fonte.
  • D.

    separação de espaços para os gêneros jornalísticos.

  • E. criação de um comitê de redação.

O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária condena anúncios cujos textos utilizam:

  • A. gírias.
  • B. expressões estrangeiras.
  • C. liberdades semânticas.
  • D. o calão.
  • E. o formato de reportagem.

De acordo com a lei de imprensa, toda pessoa física ou jurídica que for acusada ou ofendida em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de comunicação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido num prazo máximo de 10 (dez dias) pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias.
II. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação nos casos em que a resposta ou retificação não seja formulada por escrito dentro do prazo de 5 (cinco) dias da data da publicação ou transmissão.
III. Será negada a publicação ou transmissão da resposta ou retificação quando versar sobre atos ou publicações oficiais, exceto se a retificação partir de autoridade pública.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

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