Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação interna de uma organização tem entre seus objetivos:

  • A.

    estabelecer e cultivar adequadamente uma identidade técnica capaz de alcançar o respeito e o reconhecimento da sociedade.

  • B.

    motivar e integrar o corpo funcional, por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento.

  • C.

    propiciar a visibilidade de programas e atividades sociais, de modo a estreitar o relacionamento com os poderes constituídos.

  • D.

    criar no público atitudes favoráveis, promovendo ou apoiando campanhas educativas e beneficentes veiculadas na mídia.

  • E.

    oferecer à imprensa amplo acesso aos níveis gerenciais, tornando mais transparentes objetivos e metas administrativos internos e externos.

Com relação às tarefas do produtor de rádio, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    O produtor deve deixar o repórter esperando para entrar no ar, mesmo que isso demore um pouco, pois entrar ao vivo é muito importante.

  • B.

    O produtor deve sempre estar em contato com as fontes, porque as notícias importantes podem surgir a partir de uma simples conversa.

  • C.

    O produtor, com a ajuda do âncora e do assistente, terminado o programa, redige o relatório, com nome, assunto e telefone dos entrevistados e demais ocorrências do programa.

  • D.

    O produtor, depois do programa, deve verificar se o estúdio está em ordem, limpo e organizado para o programa seguinte.

  • E.

    O produtor deve manter contato permanente com o editor, redator, radioescuta e chefe de reportagem.

Do ponto de vista da comunicação, uma das providências necessárias na administração de crises é o esclarecimento dos diferentes públicos da organização, a fim de evitar danos à sua imagem. A esse respeito, os especialistas consideram que:

  • A.

    comunicação com a imprensa, nesse caso, é o mesmo que comunicação com a opinião pública.

  • B.

    os jornais e a TV podem não ser os melhores meios para se comunicar com determinados públicos.

  • C.

    publicidade, mala direta, TV corporativa, intranet, internet e cartas são recursos inviáveis.

  • D.

    a mídia de massa deve receber tratamento diferenciado, porque não alcança o público interno.

  • E.

    mídias alternativas são ineficazes, pois não têm capacidade de atingir todos os públicos.

O fundamental em um release é:

  • A. a forma adequada ao receptor.
  • B. a qualidade do texto enviado.
  • C. o ineditismo do fato.
  • D. a exclusividade do conteúdo.
  • E. a veracidade de informação.

Em uma reportagem o lead abrangente - o chamado lidão - consiste em:

  • A.

    abertura com todos os assuntos relevantes da matéria.

  • B.

    oferecer detalhes sobre o assunto mais importante.

  • C.

    abertura com bem mais espaço que o habitual.

  • D.

    usar o sublide para abordar o tema principal.

  • E.

    começar a matéria sem a preocupação com os temas relevantes.

Um bom editorial deve ser feito baseado:

  • A.

    única e exclusivamente na opinião do jornal.

  • B.

    em notícias, pesquisas e informações próprias.

  • C.

    nos sentimentos de admiração ou indignação popular.

  • D.

    na apuração dos editorialistas, independente das notícias.

  • E.

    apenas no que é publicado pelo próprio jornal.

Não é característica de um informativo:

  • A. privilegiar informação imediata.
  • B. uso de notas e notícias curtas.
  • C. variedade de gêneros jornalísticos.
  • D. circulação em curtos intervalos.
  • E. distribuição feita com agilidade.

A pauta deve ser entendida pelo repórter como:

  • A.

    uma ordem de serviço.

  • B.

    um roteiro a ser seguido.

  • C.

    a existência de uma matéria.

  • D.

    um ponto de partida.

  • E.

    a visão do jornal sobre o fato.

No meio jornalístico, o termo "nariz de cera" serve para designar:

  • A.

    abertura da matéria com considerações sobre dados irrelevantes.

  • B.

    conclusão da matéria expressando a opinião do jornalista.

  • C.

    desfecho da notícia sem a apresentação dos dados relevantes.

  • D.

    introdução de dados sem maior importância no meio da matéria.

  • E.

    apresentação no meio da matéria de informações que deveriam constar do lead.

Na linguagem jornalística, suíte corresponde a:

  • A.

    segundo parágrafo de matéria jornalística, contendo informações adicionais aolead.

  • B.

    seqüência de um assunto, em edições subseqüentes do jornal, trazendo novas informações.

  • C.

    notícia encaixada na edição normal de um jornal, depois de iniciada a impressão.

  • D.

    legenda explicativa de foto, sem título ou texto complementar na primeira página.

  • E.

    texto pequeno, em meio de matéria extensa, composto em tipos diferentes.

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