Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O "ouvintismo" para Skliar são:
As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.
As representações dos surdos sobre a surdez.
As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.
As representações dos surdos sobre os surdos.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
As técnicas de texto livre são empregadas em metodologias dedutivas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão:
a relação entre democracia, desenvolvimento econômico e uma educação renovada.
a higienização moral e urbana que a educação moderna deveria promover.
a escola única, federal, confessional e redutora das desigualdades sociais.
o levantamento das necessidades educacionais no Brasil e a criação do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Educacional.
pressionar Getúlio Vargas a aceitar a participação d educadores americanos na elaboração do primeiro projet de lei educacional do país.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
O projeto pedagógico citado na situação apresentada deve começar do zero, para que consiga introduzir efetivas oportunidades educativas que favoreçam o protagonismo dos jovens.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:
Empírico.
Teórico.
Epistemológico.
Longitudinal.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Tanto o método científico quanto o método pedagógico utilizam-se de processos como análise, síntese, dedução e indução.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada "quantidade". No entanto, luta-se agora pela questão da "qualidade de ensino", entendida como:
o domínio dos conteúdos elementares: ler, escrever e contar.
o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais.
a reprodução do modelo da escola privada.
a aquisição de competências técnicas e profissionais
a exigência de qualificação do professor.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.
A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Ação empreendedora é aquela capaz de transformar sonhos em visões e visões em realidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
Os aspectos do desenvolvimento.
O nível de competência curricular.
O estilo de aprendizagem.
O contexto da aula.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:
I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.
II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.
III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.
IV- é a resposta coletiva que um grupo social dá às dificuldades no sentido de superá-las.
O correto está somente em:
I.
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...