Questões de Pedagogia

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A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:

  • A.

    Ratio Studiorum.

  • B.

    Bobeatus quid dansatus est.

  • C.

    Ratio Disputatio.

  • D.

    Virtus Impávida.

  • E.

    Ratio Cognoscendi.

Com relação à EaD e às tecnologias educacionais, julgue os itens seguintes.

Há materiais audiovisuais que podem servir simultaneamente a duas vertentes de trabalho com língua portuguesa em sala de aula: abordagem textual e a estrutura da linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A não obrigatoriedade de que todos os alunos atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado chama-se:

  • A.

    Flexibilidade.

  • B.

    Emancipação.

  • C.

    Acomodação.

  • D.

    Trabalho simultâneo.

A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:

  • A.

    a tentativa do Estado de controlar os movimentos sociais, bastante ativos à época.

  • B.

    a utilização das cartilhas tradicionais como forma pedagógica de introduzir o "povo" numa "alfabetização conscientizadora"

  • C.

    a criação dos "Cursos Stálin de Formação Política" que, aqui em Pernambuco, tiveram como incentivador o governador Moura Cavalcanti.

  • D.

    a utilização da cultura popular nas escolas privadas como forma de valorização de nosso patrimônio cultural.

  • E.

    a alfabetização de adultos utilizando elementos da cultura popular como forma de conscientização política e "desvelamento" do real.

Com relação à EaD e às tecnologias educacionais, julgue os itens seguintes.

A telenovela é geralmente perniciosa e em nada contribui para com a educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A escola não constrói a partir do zero, nem o aprendiz é uma tabula rasa, uma mente vazia; ele sabe, ao contrário, 'muitas coisas'. Por causa disso, muitas vezes, o ensino choca-se de frente com as concepções dos aprendizes" (Ph. Perrenoud). A respeito dessa frase do educador suíço, podemos concluir:

  • A.

    que a relação ensino-aprendizagem que parte do saber do aluno precisa de mais tempo para transmitir o conteúdo.

  • B.

    que a realidade cultural do aluno, que precisa ser confrontada com o saber de tipo escolar, é a base de uma aprendizagem significativa (para o educando) e uma das modernas competências requeridas para o professor.

  • C.

    que a afirmação já havia sido feita por Paulo Freire, quando ele defendia a educação bancária, que parte da 'poupança acumulada' do educando

  • D.

    que todo trabalho que leva em conta as representações do aluno termina por fragilizar a autoridade pedagógica do professor, como mostrou Saviani.

  • E.

    que, embora a escola não construa do zero, a maioria dos alunos de nossas escola públicas está próxima de um 'zero cultural', o que torna a frase dificilmente aplicável a nossa realidade educacional.

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas I e II estão corretas.
  • C. Apenas II e III estão corretas.
  • D.

    Apenas I e III estão corretas

  • E. I, II e III estão corretas.

Com relação à EaD e às tecnologias educacionais, julgue os itens seguintes.

Um dos objetivos da exibição de um vídeo em uma aula é o de estimular o estudo posterior do tema abordado.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.

I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.

II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.

III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I e II

  • B.

    Apenas II e III

  • C.

    Apenas a I.

  • D.

    Apenas a II.

  • E.

    Todas

O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:

  • A.

    na verdade o enunciado está incorreto, pois o grande divulgador do movimento no Brasil foi Fernando de Azevedo.

  • B.

    teve seu maior momento com a publicação do Libelo Contra a Educação Bancária, co-assinado por Paulo Freire.

  • C.

    tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.

  • D.

    o Movimento nunca se implantou no Brasil por causa das sucessivas ditaduras políticas e após a ditadura militar implantada em 64, ele foi rapidamente ultrapassado pedagogicamente pelo sócio-construtivismo.

  • E.

    este movimento não exerceu nenhuma influência no pensamento de Paulo Freire, que sempre o combateu em nome da Pedagogia do Oprimido.

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