Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

As origens dos métodos contemporâneos de ensino fundamentados em abordagem sensualista e racionalista remontam ao método cartesiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.

1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.

2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.

3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.

4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.

5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos indispensáveis ao ensino por competências.

Estão corretas:

  • A.

    1 e 3, apenas..

  • B.

    2 e 3, apenas

  • C.

    1, 4 e 5, apenas.

  • D.

    2, 3 e 5, apenas

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A consciência humana, que será fortalecida como parte da ação empreendedora dos jovens, é projetiva, isto é, ela não reflete apenas sobre o que está acontecendo, mas também sobre o que já aconteceu.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.

  • A.

    A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.

  • B.

    Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.

  • C.

    Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.

  • D.

    Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.

Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:

  • A.

    A culpabilização dos surdos.

  • B.

    A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.

  • C.

    O fracasso da instituição-escola.

  • D.

    As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

Os métodos não-diretivos de ensino requerem técnicas sistematizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia e analise o texto a seguir. 

Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:

  • A.

    ao trabalho dos professores concebido a partir das concepções dos aprendizes.

  • B.

    à pratica docente de fazer balanços periódicos de competências dos aprendizes.

  • C.

    à capacidade do professor de negociar um projeto de formação comum com os alunos.

  • D.

    ao trabalho dos professores concebido a partir da heterogeneidade dos aprendizes.

  • E.

    à prática docente de desenvolver formas simples de ensin mútuo entre os alunos.

Nos anos 20, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Aqui em Pernambuco destaca-se o nome de:

  • A.

    Carneiro Leão.

  • B.

    Moacir de Albuquerque

  • C.

    João Barbalho.

  • D.

    Pinto Júnior.

  • E.

    Anita Paes Barreto.

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O tipo de jovem que se pretende formar nessa comunidade deve ser autônomo como pessoa; participativo e solidário como cidadão; produtivo como profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.

  • A. O professor sabe tudo, o aluno nada sabe.
  • B.

    O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.

  • C.

    O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.

  • D.

    O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...