Questões de Raciocínio lógico da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Na lógica clássica, as proposições que compõem um raciocínio são classificadas como: (1) universais ou particulares e (2) afirmativas ou negativas. Assim sendo, as proposições “todo ser humano é mortal”, “algumas pessoas não usam óculos” e “alguns motoristas são descuidados” são classificadas, respectivamente, como:

  • A. particular afirmativa, universal negativa e universal afirmativa.
  • B. particular afirmativa, universal negativa e particular afirmativa.
  • C. universal afirmativa, particular afirmativa e particular negativa.
  • D. particular negativa, particular afirmativa e universal afirmativa.
  • E. universal afirmativa, particular negativa e particular afirmativa.

Uma relevante finalidade dos argumentos que elaboramos é convencer eventuais interlocutores sobre a verdade de uma tese, isto é, expomos justificativas racionais que sustentam nossa crença de que a tese que defendemos é objetivamente verdadeira. Assim sendo, quando argumentamos devemos

  • A. apresentar justificativas que deem sustentação à verdade da tese defendida.
  • B. apelar para a opinião pública que justifique a verdade da tese apresentada.
  • C. defender a tese usando justificações baseadas em opiniões pessoais evidentes.
  • D. acreditar na verdade da tese proferida como resultado de sua autoevidência.
  • E. reiterar a verdade da tese defendida e ressaltar a falsidade de teses contrárias.

O silogismo é a forma lógica proposta pelo filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.) como instrumento para a produção de conhecimento consistente. O silogismo é tradicionalmente constituído por

  • A. duas premissas, dois termos médios e uma conclusão que se segue delas.
  • B. uma premissa maior e uma conclusão que decorre logicamente da premissa.
  • C. uma premissa maior, uma menor e uma conclusão que se segue das premissas.
  • D. três premissas, um termo maior e um menor que as conecta logicamente.
  • E. uma premissa, um termo médio e uma conclusão que decorre da premissa.

Um argumento válido é aquele cujas premissas levam a uma conclusão por meio de uma sequência finita de regras formais preestabelecidas. Um exemplo de um argumento válido é:

  • A. Se uma cidade é uma capital de estado, então ela fica no estado. Como Joinville fica em Santa Catarina, portanto Joinville é a Capital do Estado.
  • B. Se o professor der a Fulano uma boa nota na prova, então ele pulará de alegria. Como vi Fulano muito alegre ontem, só pode ter sido aprovado.
  • C. Uma vez que todos os livros bons são caros, todos os livros ruins devem ser baratos.
  • D. Todas as pessoas bem sucedidas economicamente são inteligentes. Soube que Fulano tem graves problemas financeiros, portanto ele não deve ser inteligente.
  • E. Considerando que alguns insetos são seres vivos e que todos os seres vivos são mortais, é correto afirmar que alguns insetos são mortais.

A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os

  • A. da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
  • B. da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
  • C. da identidade, da inferência e da não contradição.
  • D. da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
  • E. da diversidade, da indução e da não contradição.

Os conectivos ou operadores lógicos são palavras (da linguagem comum) ou símbolos (da linguagem formal) utilizados para conectar proposições de acordo com regras formais preestabelecidas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conjunção, negação e implicação, respectivamente.

  • A. ¬p, p v q, p ʌ q
  • B. p ʌ q, ¬p, p → q
  • C. p → q, p v q, ¬p
  • D. p v p, p → q, ¬q
  • E. p v q, ¬q, p v q

Se eu falo, então tu te calas. Se não te calas, então ela acorda.

Se ela acorda, então eu embalo.

Eu não embalo e não grito.

A partir dessas informações, pode-se concluir corretamente que

  • A. eu falo e tu te calas.
  • B. eu falo ou eu grito.
  • C. tu não te calas e ela não acorda.
  • D. ela não acorda e tu te calas.
  • E. ela acorda e eu embalo.

Considere as afirmações:

I. A camisa é azul ou a gravata é branca.

II. Ou o sapato é marrom ou a camisa é azul.

III. O paletó é cinza ou a calça é preta.

IV. A calça é preta ou a gravata é branca.

Em relação a essas afirmações, sabe-se que é falsa apenas a afirmação IV. Desse modo, é possível concluir corretamente que

  • A. a camisa é azul e a calça é preta.
  • B. a calça é preta ou o sapato é marrom.
  • C. o sapato é marrom ou a gravata é branca.
  • D. a calça é preta e o paletó é cinza.
  • E. a camisa é azul ou o paletó é cinza.

Aquele que dá 3 passos para a direita somará 1 + 3 + 5, e se der 5 passos para a direita somará 1 + 3 + 5 + 7 + 9. Ou seja, somará números ímpares consecutivos, partindo de 1, tantas parcelas quantos passos der. Aquele que dá 3 passos para a esquerda somará 2 + 4 + 6, e se der 4 passos para a esquerda somará 2 + 4 + 6 + 8. Ou seja, somará números pares consecutivos, partindo de 2, tantas parcelas quantos passos der. Agindo dessa maneira, a diferença entre a soma de quem deu 28 passos para a direita e a soma de quem deu 27 passos para a esquerda é

  • A. 4.
  • B. 27.
  • C. 28.
  • D. 35.
  • E. 117.
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