Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por

    A) mailing list.

    B) media training.

    C) follow up

    D) workshop.

    E) press release.

O prefeito do município de Arapongas – PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O código utilizado para redigir a mensagem foi o correio eletrônico.

    B) O canal utilizado para divulgar a mensagem foi a língua portuguesa.

    C) O referente foi a reunião sobre atendimento ao público.

    D) Os emissores da mensagem foram todos os servidores.

    E) O receptor da mensagem foi o prefeito.

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jorn
alista, ao preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um
acontecimento ou que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de televisão é indicada no roteiro como

    A) Sonora.

    B) Passagem.

    C) Depoimento.

    D) Off.

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas pelo(a)

    A) poder judiciário e outorgadas pelo poder executivo.

    B) Congresso Nacional e outorgadas pelo poder executivo.

    C) Anatel e outorgadas pelo Congresso Nacional.

    D) Empresa Brasileira de Comunicação e outorgadas pelo Ministério das Comunicações.

No processo de criação publicitária, o formato em que se estabelece a visualidade de comunicação de uma instituição para ser usada em diversos suportes e plataformas de propaganda é chamado de

    A) Logomarca.

    B) Logotipo.

    C) Identidade Visual.

    D) Layout

Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais produtoras de matérias-primas.
Es
se modelo se consolida principalmente em função

    A) do consumo sustentável e da responsabilidade social.

    B) da necessidade de produção de produtos verdes para o mercado global.

    C) dos produtos orgânicos produzidos pelas comunidades tradicionais.

    D) do marketing ecológico que dirige suas mensagens especialmente para os produtos e empresas sustentáveis.

Relacione as colunas a seguir

1. Comunicação pública

2. Clipping

3. Imagem Institucional

4. Design gráfico

5. Nota oficial


( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.

( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.

( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um arquivo que registra as publicações sobre a empresa.

( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.

( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.



A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as colunas é

    A) 4-3-1-5-2.

    B) 3-4-1-5-2.

    C) 3-4-5-2-1.

    D) 4-3-2-5-1.

Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade, participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação digital, em outras palavras,

    A) a comunicação feita através de satélites, computadores e celulares para consumidores logados nas redes sociais.

    B) a comunicação entre máquinas, possibilitando mudanças no padrão da produção industrial.

    C) a comunicação integrada e corporativa que pressupõe um ecossistema digital que determina ações estratégicas a serem realizadas na web, nas redes sociais e nos dispositivos móveis.

    D) comunicação corporativa que tem como única estratégia o uso de site e blogs para divulgar marcas e ações de empresas junto ao seu público consumidor.

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática de administração de relacionamentos entre as organizações e o público, principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático que

    A) ajuda as empresas na produção de conhecimento, além de proporcionar novas técnicas de administração empresarial, especialmente aquelas voltadas para a administração financeira e de recursos humanos.

    B) busca compreender, em sua concepção e em suas práticas, a comunicação informacional, a comunicação mercadológica, a comunicação administrativa e a comunicação interna.

    C) diz respeito somente às atividades de relações públicas, isto é, à facilitação da comunicação das empresas com seu público.

    D) tem as mesmas funções que as relações públicas, exceto na questão da comunicação interna.

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui como uma peça publicitária que tem como objetivo

I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II)
informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

    A) II e IV somente.

    B) IV somente.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...