Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem tipos diferentes para arquivos de imagens digitais. O tipo deve ser escolhido em função da característica que mais importa preservar na imagem. Em fotografias pouco coloridas ou gráficos simples, é adequado usar imagens do tipo

  • A. JPEG (ou JPG), que é um tipo que consegue uma representação muito fiel da imagem, mas com uma descrição pixel a pixel, sem qualquer compressão, o que resulta em arquivos muito grandes.
  • B. BPM, o mais adequado para fotografias com muitos detalhes. Representa muito bem as tonalidades originais e tem compressão para poupar o tamanho do arquivo.
  • C. TIFF, que também é originado pela maioria das câmeras digitais profissionais. Esse formato não é padronizado e difere para cada tipo de máquina digital.
  • D. GIF, que só permite 256 cores, mas que as representa com muita fidelidade. Esse tipo serve também para as imagens animadas, que na prática são a apresentação sucessiva de imagens diferentes no mesmo espaço.
  • E. RAW, que é capaz de armazenar imagens de 24 ou 32 bits e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.

Cada empresa tem públicos específicos, conhecidos pelos profissionais encarregados de com eles manter e garantir uma comunicação sólida para a consecução dos objetivos empresariais e cumprir o dever de assegurar o direito desses públicos de serem informados de todas as ações organizacionais e suas consequências. A disseminação de informações junto a cada um desses públicos, por meio de mensagens e instrumentos específicos, é função

  • A. do house-organ.
  • B. da intranet empresarial.
  • C. da Comunicação Dirigida.
  • D. do Manual de Integração.
  • E. da “Política de Portas Abertas”.

Existem textos no formato jornalístico encaminhados às redações, que são emitidos por empresas, entidades ou instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a própria imagem ou para descrever um fato ou dar publicidade a um produto, visando a publicação de matérias a respeito de temas de interesse do emissor. Esses textos são conhecidos por

  • A. nota de esclarecimento.
  • B. nota oficial.
  • C. press release.
  • D. sugestão de pauta.
  • E. informe publicitário.

Amostra é a parte do universo a ser avaliado por uma pesquisa, da qual se obtém dados representativos. É correto afirmar que a amostra

  • A. Estratificada tem os seus elementos retirados de um determinado segmento que possui características comuns (ex.: juízes entre 40 e 50 anos, que trabalham no interior do estado e tenham sido formados pela UFPE).
  • B. por Conglomerado tem os seus elementos retirados aleatoriamente do universo (ex.: juízes escolhidos por sorteio aleatório).
  • C. Probabilística tem os elementos da amostra retirados do universo através de intervalos consecutivos (ex.: os juízes são numerados aleatoriamente e escolhidos de 10 em 10) a partir do sorteio do primeiro elemento.
  • D. Sistemática tem a amostra sorteada por clusters e, dentro dos grupos, os sub-gupos, até se chegar aos elementos amostrais (ex.: sorteiam-se as cidades, os fóruns dentro das cidades e, dentro dos fóruns, os juízes que serão entrevistados).
  • E. Aleatória corresponde à extração de elementos do universo, por conveniência ou necessidade, segmentados com pesos iguais ou diferentes por ponderação previamente estipulada.

No século XVIII Pierre Fournier propôs uma unidade padrão de medida para os tipos. A essa unidade chamou de ponto. As sugestões de Fournier foram aperfeiçoadas por Fermin Didot, mas não foram aceitas pelos ingleses e suas colônias, que adoram um outro sistema de medida. Nas novas técnicas de composição gráfica predomina o sistema anglo-americano. Nele,

  • A. o ponto equivale a 0,3759 mm ou 0,0148 polegada.
  • B. 12 pontos são chamados de “cícero”.
  • C. o corpo do tipo é calculado pela largura do desenho da letra.
  • D. o ponto equivale a 0,3528 mm ou 0,01389 polegada.
  • E. 6 pontos são chamados de “paica”.

Uma empresa solicita a uma gráfica a impressão de um cartaz a quatro cores em papel de alta qualidade. A gráfica aconselha o uso de papel revestido, porque ele é liso, com alta alvura, boa opacidade e microporosidade para que a tinta fique na superfície impressora. O papel que tem essas características é o papel

  • A. off-set.
  • B. couche.
  • C. super bond.
  • D. monolúcido.
  • E. jornal.

Um artigo de Louis Althusser, publicado na revista La Pensée, repercutiu profundamente sobre a Teoria Crítica da Comunicação (Escola de Frankfurt) na França e em outros países. O autor contrapõe os instrumentos repressivos do Estado, representados pela polícia e pelo exército, instituições que, segundo ele, exercem coerção direta às organizações (escola, igreja, mídia, família etc.) que cumprem funções

  • A. de capitalizadoras da indústria cultural.
  • B. de aparelhos ideológicos de Estado.
  • C. relativas ao combate à entropia.
  • D. hegemônicas em relação à comunicação social.
  • E. sistêmicas autopoiéticas.

Esses canais enquadram-se nas características do fazer jornalístico, portanto, devem ter

  • A. atualidade, contemporaneidade, universalidade e difusão restrita.
  • B. atualidade, contemporaneidade, universalidade e difusão restrita.
  • C. sazonalidade, periodicidade, universalidade e difusão restrita.
  • D. sazonalidade, oportunidade, universalidade e difusão coletiva.
  • E. atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva.

Os textos publicitários são construídos com a finalidade de convencer o destinatário da mensagem a agir segundo os interesses da entidade ou empresa anunciante. Ela procura persuadir o receptor para mudar comportamentos ou hábitos, consumir produtos ou serviços etc. O foco da mensagem está no destinatário e, na linguagem, predomina a função

  • A. fática.
  • B. conativa.
  • C. referencial.
  • D. emotiva.
  • E. metalinguística.

Há um tipo de reunião que tem como objetivo o detalhamento e aprofundamento prático de um determinado assunto por um ou mais expositores. Em geral há um moderador para manter o equilíbrio das três etapas básicas da reunião: a exposição, a discussão em grupos e a conclusão. Esse tipo de reunião é chamada de

  • A. Briefing.
  • B. Curso.
  • C. Workshop.
  • D. Fórum.
  • E. Painel.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...