Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A dor neuropática é causada por um conjunto de processos somatossensoriais do sistema nervoso central e periférico. Acerca desse assunto, julgue os itens de 61 a 65.

Na síndrome de dor complexo regional II, o bloqueio intravenoso regional com guanetidina é indicado, pois essa droga aumenta a concentração de noradrenalina das vesículas pré-sinápticas nos neurônios adrenérgicos e bloqueia sua recaptação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 35 anos de idade, usuário de drogas ilícitas injetáveis, é trazido ao serviço de emergência. Sua acompanhante relata que há 4 semanas o paciente passou a apresentar quadro febril diário (vespertino) e desde então vem apresentando flutuações do nível de consciência, cefaleia e emagrecimento de 10% do seu peso nesse período. Hoje, apresentou 2 crises convulsivas, razão pela qual foi levado à emergência. O exame físico revelou: confusão mental e rigidez da nuca. Os demais dados dos exames físico e neurológico não apresentam alterações significativas. Realizada a punção lombar, e os resultados do líquor foram: aspecto: claro; citometria: 80 células; citologia: mononucleares; glicose: dois terços do valor verificado na glicemia; proteínas: 48 mg/dL; dosagem da enzima adenosina deaminase (ADA): normal e reação de cadeia de polimerase (PCR) para micobactéria: negativa. A tomografia de crânio sem contraste foi normal.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

O uso de corticosteroides está recomendado no tratamento desse paciente, pois reduz a mortalidade da doença referida na situação apresentada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os tratamentos minimamente invasivos das pequenas lesões sólidas renais constituem terapia bastante atraente. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Os exames de imagem CT ou RNM realizados no sexto mês após a crioablação devem mostrar ausência de lesão tumoral; caso tenha ocorrido somente redução nas dimensões da lesão, ou se houver captação residual do contraste, haverá indicação de nefrectomia parcial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as malformações do trato urinário, julgue os itens a seguir.

As ureteroceles geralmente são acompanhadas de duplicação ureteral em pacientes do sexo feminino, mas em 50% dos pacientes do sexo masculino a duplicação ureteral acompanha a ureterocele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os traumatismos aos órgãos do sistema urogenital podem evoluir com consequências graves. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

Nos casos de amputação traumática do pênis, a reconstrução do órgão pode ser efetuada em até 18 h. Para tanto, recomenda-se transferência do paciente para hospital terciário, que disponha de cirurgião microvascular, devendo o segmento amputado ser limpo, envolto em compressas embebidas com SF 0,9 % e acondicionado em um saco estéril com gelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito medicina nuclear em pneumologia, julgue os próximos itens.

As vasculites pulmonares, as malformações arteriovenosas e o carcinoma broncogênico, por apresentarem defeito perfusional discordante à cintilografia de inalação/perfusão, são patologias que fazem diagnóstico diferencial com tromboembolismo pulmonar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dependência de álcool e(ou) outras substâncias psicoativas, por si só, é forte fator de risco para o suicídio. Tanto o uso quanto a síndrome de abstinência das drogas vêm acompanhados de uma série de alterações neuroquímicas. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

O estado de mal epiléptico é frequente em paciente com abstinência de álcool.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em pacientes que apresentem síncope de início súbito, sem período prodrômico de tontura ou de perda de consciência iminente é maior a probabilidade de que a síncope seja de natureza cardíaca. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma criança em PCR apresente ritmo para o qual não é indicado choque, mas tenha ritmo organizado (com complexo regulares), com ou sem pulso. Nesse caso, é necessário tentar palpar um pulso central por pelo menos 5 minutos até confirmar a assistolia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

No caso em apreço, a sensibilidade da cultura do líquor para Neisseria meningitidis é de 90%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao canal semicircular lateral, julgue os próximos itens.

O canal semicircular lateral não é estimulado nem deprimido durante a prova calórica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...