Questões de Veterinária da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Veterinária da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de produtos antiparasitários de uso veterinário, assinale a opção correta.

  • A. Para a determinação da eficácia de anti-helmínticos em ruminantes, o teste controlado é um procedimento pouco confiável e raramente utilizado.
  • B. Antiparasitários de ação prolongada apresentam nível plasmático terapêutico ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior em comparação com antiparasitários com outra formulação convencional cuja base seja composta do mesmo ingrediente ativo.
  • C. No rótulo das embalagens de produtos ectoparasiticidas cuja formulação seja de baixa concentração, deve constar a informação não tóxico ou inofensivo.
  • D. A eficácia mínima considerada pelos testes de eficácia para mosquicidas é de 50%, tanto para instalações rurais quanto para iscas mosquicidas.
  • E. A eficácia do produto mata-bicheira é determinada pela comparação da mortalidade ou da expulsão das larvas nos animais hospedeiros antes do tratamento tópico e trinta minutos após esse tratamento.

Acerca dos documentos e das amostragens dos produtos destinados à alimentação animal pelos agentes oficiais, assinale a opção correta.

  • A. Para amostras de produtos misturados a volumosos no cocho, como forragens picadas, silagens e fenos, deve-se misturar a amostra em recipiente apropriado ou superfície plástica, de maneira a se obter uma amostra representativa e homogênea; deve-se, em seguida, retirar quantidade suficiente, aproximadamente 200 g, para avaliação do agente oficial ou para realização de provas analíticas, se necessárias.
  • B. Auto de infração é o documento hábil para o registro de infração e apreensão de matérias-primas ou de produtos usados na alimentação de ruminantes que estejam em desacordo com a legislação em vigor.
  • C. As amostragens de produtos a granel devem ser divididas em três amostras de aproximadamente 300 g cada uma, transferidas para sacos plásticos resistentes e amarrados e, em seguida, acondicionadas em caixas padronizadas, de maneira a conservar in natura suas características físicas, químicas e organolépticas.
  • D. Para produtos a granel, deve-se adotar um mínimo de quatro pontos aplicados a cargas menores (caminhões) e oito pontos para quantidades maiores (carretas e vagões), sempre intercalando a posição vertical e inclinada da sonda.
  • E. Na amostragem de produtos no cocho, deve-se realizar a colheita em pontos distanciados no cocho, a cada quatro metros, com um mínimo de dois pontos; deve-se, ainda, retirar a fração inferior do produto e transferi-la para recipiente adequado.

Tendo em vista que diversos procedimentos amostrais resultantes dos avanços da pesquisa podem ser empregados no processo de análise, monitoramento e controle de micotoxinas na massa de cereais, assinale a opção correta a respeito das micotoxinas.

  • A. O uso de aditivos antimicotoxinas na indústria de alimentação animal vem cada vez mais ganhando espaço. Esses aditivos atuam no sequestro das micotoxinas, com o objetivo de aumentar a absorção dessas espécies no trato gastrointestinal dos animais.
  • B. Resultados obtidos em avaliações in vitro são suficientes para a comprovação da eficácia de um aditivo antimicotoxina, pois, nessas avaliações, são reproduzidas as condições do meio, a partir dos sucos do trato gastrintestinal.
  • C. As micotoxinas se encontram em níveis de μg kg-1; no caso, por exemplo, de milho, principal componente das rações de suínos, 1 bilhão de grãos corresponde a aproximadamente 3 t, ou seja, 1 μg kg-1 seria o equivalente a 1 grão distribuído em 3.000 kg.
  • D. Utilizando-se tecnologias automatizadas que propiciem a maior precisão possível, a variância das análises de micotoxinas pode ser reduzida aumentando-se o volume de amostras e subamostras, e o número de pontos de amostragem e de subamostras bem como diminuindo-se o tamanho de partícula durante a moagem.
  • E. O uso de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) tornou-se importante para análises de micotoxinas. Por meio de reações de derivatização pré ou pós-coluna, obtêm-se produtos com capacidade ainda maior de fluorescência, e a probabilidade de erros nas análises diminui.

No que se refere à composição e ao fornecimento dos produtos utilizados para alimentação animal nas propriedades agrícolas, é correto afirmar que

  • A. o grão de sorgo é recomendado para as aves como substituto do milho da ração em até 80%. Ao grão deve ser adicionado pigmentante para proporcionar coloração da carcaça e da gema de ovo.
  • B. a mandioca pode ser utilizada integralmente como alimento, mas, por ter conteúdo proteico pobre, necessita de complementação. Como concentrado energético, a mandioca pode ser a base da dieta.
  • C. o arroz integral desclassificado e quirera de arroz são ingredientes de alta qualidade para a alimentação de frangos de corte, podendo ser utilizados para poedeiras e também para suínos, caninos e bovinos.
  • D. o trigo apresenta boa qualidade nutricional e grande potencial de utilização nas dietas para monogástricos e ruminantes; contudo, considerando-se os trigos cultivados no mundo, os valores de proteína bruta são baixos, variando entre 3% e 5%.
  • E. o sorgo, fornecido aos animais na forma de forragem, silagem ou grãos, apresenta composição semelhante à do milho, com maior teor energético e menor teor de proteína, teor de proteína bruta variável, dependendo da variedade e das condições de cultivo, e menor teor de caroteno.

No que concerne aos principais produtos utilizados para alimentação animal e suas composições, assinale a opção correta.

  • A. A zeína, principal proteína do milho, é encontrada em concentração de 50% do total existente no grão. Essa proteína é rica em aminoácidos essenciais, principalmente em triptofano e lisina.
  • B. As proteínas de aveia são de alta qualidade, apresentando composição aminoácida, de acordo com os padrões exigidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) / Organização Mundial da Saúde (OMS); porém, assim como nos demais cereais, na aveia, o principal aminoácido limitante é a lisina.
  • C. São alimentos concentrados energéticos os grãos de cereais (milho, sorgo, arroz, trigo, aveia, canola), as raízes e os tubérculos (mandioca e batata), a polpa cítrica e o melaço, a casca de soja e a casca de café.
  • D. Os principais concentrados energéticos utilizados na alimentação animal são aveia, farelo de arroz, farelo de trigo, farelo de canola, polpa cítrica, sorgo, milho e seus subprodutos, mandioca e seus subprodutos, melaço e milheto.
  • E. Os principais concentrados proteicos utilizados na alimentação animal são farelo de soja, farelo de algodão, farelo de girassol, farelo de amendoim, grão de soja, casca de soja e caroço de algodão.

Considerando a classificação oficial dos alimentos utilizados na alimentação animal, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas FB, FDN, NDT e PB, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a fibra bruta, fibra em detergente neutro, nutrientes digestivos totais e proteína bruta.

  • A. Alimentos volumosos são aqueles de baixo teor energético, com altos teores em fibra ou em água, que contêm mais de 60% de NDT e(ou) mais de 18% de FB e que são divididos em secos e úmidos.
  • B. Alimentos concentrados são aqueles com alto teor energético, com mais de 60% de NDT e mais de 18% de FB, divididos em proteicos e energéticos.
  • C. Alimentos concentrados proteicos possuem mais de 20% de PB, cerca de 50% de FDN e 60% de NDT.
  • D. Alimentos concentrados energéticos possuem menos de 20% de PB, 45% de FDN e em torno de 20% de FB.
  • E. O uso de alimentos de origem animal na alimentação de animais ruminantes e não ruminantes é permitido pelo Ministério da Agricultura.

A propósito das condições higiênicas nos estabelecimentos para processamento de produtos de origem animal, assinale a opção correta.

  • A. Nos ambientes de manipulação de produtos de origem animal, é obrigatória a existência de equipamentos ou mecanismos que promovam a higienização de utensílios, seguida da desinfecção com água renovável à temperatura mínima de 60 ºC.
  • B. O uso de substâncias utilizadas no controle de pragas é permitido nas dependências destinadas à manipulação ou no depósito de produtos comestíveis, desde que esse uso seja informado à inspeção federal.
  • C. Nos setores onde se realizem trabalhos industriais, empregados devidamente higienizados poderão consumir e guardar alimentos.
  • D. Para o desenvolvimento das atividades industriais, todos os empregados devem usar uniformes próprios à atividade, devidamente higienizados e diferenciados por cores, para utilização nas diferentes áreas industriais, de forma a evitar a contaminação cruzada.
  • E. Nos entrepostos de produtos apícolas que recebam matéria-prima em baldes ou tambores, é facultativa a lavagem e sanitização dos vasilhames para sua devolução.

As instalações dos estabelecimentos em que sejam processados produtos de origem animal devem dispor de

  • A. dependências, instalações e equipamentos adequados à manipulação de produtos não comestíveis juntamente com os produtos comestíveis e utensílios de uso comum.
  • B. equipamentos e utensílios adequados, de fácil higienização, que embora permitam eventualmente o acúmulo de resíduos, sejam resistentes à corrosão e atóxicos.
  • C. vestiários e sanitários em número proporcional ao pessoal, instalados separadamente para cada sexo, com acesso fácil, protegido e independente para as seções onde são beneficiados produtos comestíveis.
  • D. paredes e separações revestidas com material adequado e pisos revestidos com diferentes materiais de impermeabilização.
  • E. superfície interna do telhado que proporcione perfeita vedação à entrada de doenças na dependência em que não exista forro.

Assinale a opção correta com referência aos estabelecimentos destinados ao pescado e seus derivados.

  • A. No abatedouro-frigorífico de pescado, é desnecessário o uso de diagrama de fluxo adequado à espécie a ser abatida, não sendo permitido o uso de dependências próprias para processamento de outras espécies.
  • B. No barco congelador, a conservação, a manipulação, o congelamento e a estocagem devem ser feitos em unidades separadas que possibilitem a redução e a manutenção da temperatura interna da matéria-prima e do produto em valores não superiores a -18 ºC.
  • C. No barco-fábrica, deve-se assegurar a manutenção de uma temperatura não superior a -5 ºC no centro térmico do produto.
  • D. No entreposto frigorífico de pescado, as dependências, instalações e os equipamentos são adequados apenas a transformação e frigorificação de produtos de pescado e seus derivados.
  • E. Na fábrica de produtos de pescado, as instalações, os equipamentos e as dependências independem do tipo de produto a ser elaborado e comercializado.

Com relação aos estabelecimentos envolvidos na produção de leite e seus derivados, assinale a opção correta.

  • A. As queijarias estão autorizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) a manipular o leite da própria fazenda e de outras fazendas quando essa matéria-prima não puder ser enviada para postos de refrigeração, usina de beneficiamento e fábrica de produtos lácteos.
  • B. A usina de beneficiamento é o estabelecimento destinado a recebimento, seleção, pesagem, filtração, clarificação, refrigeração de leite bem como expedição desse produto a outros estabelecimentos industriais.
  • C. O posto de refrigeração é o estabelecimento destinado a recebimento, seleção, pesagem, beneficiamento e acondicionamento do leite destinado ao consumo direto de acordo com a legislação específica.
  • D. A fábrica de produtos lácteos é o estabelecimento destinado ao recebimento de leite e derivados para o preparo de qualquer produto lácteo, incluindo o leite de consumo direto.
  • E. É permitido à fábrica de produtos lácteos fracionar, maturar e estocar produtos lácteos oriundos de outros estabelecimentos, desde que ela seja dotada de instalações e equipamentos que satisfaçam às exigências do regulamento de inspeção federal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...