Questões de Arquitetura da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto a seguir.

Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

  • A. os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.
  • B. o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.
  • C. o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso.
  • D. nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura.

Leia o texto a seguir.

Tomando como base o texto acima, é correto afirmar que o desenvolvimento do programa enquanto etapa do projeto arquitetônico consiste

  • A. no desenvolvimento de um arranjo ordenado de espaços com uma imagem visual coerente, compatível com a capacidade do local e as necessidades econômicas e construtivas.
  • B. no desenvolvimento de uma ordenação de espaços hierarquizados e ordenados com imagem visual coerente, compatível com o os padrões de ocupação do entorno urbano, além das necessidades de comportamento dos futuros usuários.
  • C. no desenvolvimento de espaços ordenados conforme preceitos de imagem visual, perceptiva e funcional do local com comportamentos padrão de usuários futuros em direção a técnicas construtivas e restrições econômicas.
  • D. no desenvolvimento de um arranjo ordenado conforme organograma e fluxograma de atividades definidos como diagramas de percepção visual dos futuros usuários.

O organograma representa parte da pesquisa referente a vários aspectos de uma edificação, a saber: acessos externos, hierarquia entre ambientes, circulações internas e fluxos entre os ambientes. Sobre o organograma do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil em seu gênero, é correto afirmar o seguinte:

  • A. o pátio da escadaria, no primeiro pavimento, serve de acesso de distribuição horizontal para as exposições temporárias e o auditório, no primeiro pavimento, e a antropologia, no segundo pavimento.
  • B. o acesso aos recintos do museu é feito por meio da articulação entre o hall da exposição, o Hall de exposições temporárias e o Foyer do auditório.
  • C. a sucessão de ambientes é organizada hierarquicamente com distribuição em linha, sem interseções ortogonais entre os ambientes de exposições do segundo pavimento.
  • D. o organograma do primeiro pavimento e do segundo pavimento coincidem quanto à correspondência entre a sala do trono e os ambientes adjacentes à exposição de meteoritos.

A Carta de Veneza, como é conhecida a carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios oriunda do II Congresso Internacional de arquitetos e técnicos dos monumentos históricos, reunido em maio de 1964, possui definições voltadas a princípios que devem presidir a conservação e a restauração dos monumentos de forma comum e formulados em um plano internacional, ainda que caiba a cada nação aplicá-los no seu contexto e segundo suas próprias cultura e tradições. Considerando as definições contidas neste documento, é correto afirmar o seguinte:

  • A. a restauração é uma operação considerada excepcional, distinta de conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos.
  • B. quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, conforme a experiência e a eficácia e conforme o senso comum.
  • C. a conservação dos monumentos, a manutenção constante, é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tendo modificações que devem ser autorizadas em função da evolução de usos e costumes.
  • D. as contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser menosprezadas em respeito à unidade de estilo, finalidade a alcançar no curso de uma restauração.

A aplicação do princípio de usos mistos em assentamentos residenciais nas cidades brasileiras tem sido dificultada pela implantação na malha urbana de condomínios fechados, menos pela impossibilidade de promover o contato social entre os moradores e mais pelos ditames econômicos da fase mais recente do capital imobiliário financeirizado, segundo o qual os empreendimentos comerciais são estratificados na tipologia dos shopping centers. Quanto a possíveis prejuízos para a cidade, temos

  • A. maior oneração para recursos públicos na promoção de infraestrutura urbana, principalmente viária, para os interstícios entre os condomínios.
  • B. aumento da ilha de calor nas cidades devido à concentração de massa edificada nas concentrações comerciais.
  • C. diminuição do transporte individual nos modais motorizados com aumento de transporte público.
  • D. ampliação da rede de espaços públicos acessíveis para o lazer e a recreação e garantia da percolação hídrica.

A seguir pode ser visto trecho de mapa do arruamento de Belém, Pará, em limites situados entre as bacias hidrográficas da Estrada Nova (a Oeste, no mapa) e do Tucunduba (a Leste), definidas pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). Adicionalmente, a hipsometria deste território pode ser vista, além do limite das bacias citadas. Analise o mapa e marque a alternativa correta.


  • A. A ocupação da Bacia da Estrada Nova, a Oeste no mapa, denota um tipo de arruamento excessivamente dividido em parcelas, o que onera o custo potencial de infraestrutura; a porção Leste da Bacia do Tucunduba, de morfologia mais orgânica, apresenta menor densidade da malha viária, representando maior economia potencial para instalação de redes de infraestrutura, como água e esgoto.
  • B. A Bacia da Estrada Nova, no trecho, exibe ocupação com proporções retangulares de quadra, em torno de 250 m x 150 m, o que demonstra morfologia já favorável a custo mediano de implantação de infraestrutura urbana; a Bacia do Tucunduba, com maior densidade da malha viária e traçado mais orgânico, demandaria solução alternativa e adaptada à sua morfologia.
  • C. A Bacia da Estrada Nova, no trecho, exibe ocupação com proporções retangulares de quadra, em torno de 250 m x 150 m, o que demonstra morfologia já favorável a custo mediano de implantação de infraestrutura urbana; a Bacia do Tucunduba, com maior densidade da malha viária e traçado mais orgânico, demandaria solução alternativa e adaptada à sua morfologia.
  • D. A Bacia do Tucunduba, no trecho, tem ocupação mais densa e adaptada à topografia do que aquela da Bacia da Estrada Nova; seus potenciais de implantação, expansão e manutenção de infraestrutura urbana, como redes convencionais de água e esgoto, na verdade são mais favoráveis tecnicamente do que no caso da Bacia da Estrada Nova, de traçado incoerente com o relevo.

As redes de infraestrutura urbana se constituem de sistemas técnicos que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram como soluções de atendimento a populações das cidades, articulando densidade, simultaneidade, qualidade e quantidade. Dentre vários sistemas urbanos operantes em rede, os sistemas de água e esgoto representam partes imprescindíveis da urbanização com salubridade e eficiência econômica. Com base nas características destas duas redes, é correto afirmar que

  • A. A rede de água e seu sistema têm fluxo que funciona no sentido do domicílio atendido para uma estação central, bombeadora, adutora e distribuidora.
  • B. A rede de esgoto e seu sistema têm fluxo que funciona no sentido de uma ou mais estações centrais, de tratamento, para as respectivas ligações domiciliares.
  • C. A implantação de estações de tratamento de água potável observa a topografia do sítio e é feita em torno das menores cotas no arruamento.
  • D. A implantação de estações de tratamento de esgoto sanitário observa a topografia do sítio e é feita em torno das menores cotas no arruamento.

Sobre o pré-dimensionamento de sistema viário urbano, tendo em mente eficiência funcional e redução de custos, é correto afirmar o seguinte:

  • A. faixas de rolamento em que haja previsão de tráfego de veículo de grande porte devem possuir largura de 4,20 m.
  • B. raios de entroncamento para cruzamentos viários com previsão de tráfego de veículos leves podem ser de 6,0 m.
  • C. as faixas de estacionamento urbanas coincidem, em largura, com as faixas de acostamento da malha rodoviária, tendo largura recomendada de 3,00 m.
  • D. raios de curvatura, no caso de geometria de sistema viário urbano, devem ter dimensões iniciais, mínimas, a partir de 60 m.

A relação entre Urbanismo e Paisagismo é uma importante ferramenta de análise, planejamento e projeto na área de Arquitetura e disciplinas afins. Observe a figura a seguir e, considerando esta relação, marque a alternativa correta quanto à vegetação enquanto elemento urbanístico.

  • A. o posicionamento de mobiliário urbano em relação à vegetação é um problema urbanístico secundário, porque as normas de acessibilidade indicam que pessoas deficientes podem ter dificuldades de legibilidade e trânsito no espaço público.
  • B. a regulação da posição entre vegetação e mobiliário urbano na figura indica afastamento para que as espécies arbóreas de pequeno porte não interfiram, ao mesmo tempo, na rede elétrica aérea e não atinjam a grande altura dos refletores de logradouro.
  • C. o afastamento indicado na figura objetiva garantir largura suficiente para faixa elevada de travessia de pedestres; resguardo da largura da faixa tátil de pavimento do passeio; alargamento da faixa de serviço para fluxo de infraestrutura no passeio.
  • D. a figura ilustra recomendação para resguardar a nutrição das árvores, manter sombreamento perto do contínuo no passeio, evitar interferência no cone de luz dos refletores e alinhar os canteiros e pontos de aplicação de árvores e postes no passeio.

Em clima tropical quente-úmido, como no Estado do Pará, a aplicação de princípios de Arquitetura e Urbanismo bioclimáticos, em atenção a princípios do Conforto Ambiental, tem especial relevância. Sobre o tema específico do conforto térmico e da ventilação na região, marque a alternativa correta.

  • A. Aberturas devem evitar o quadrante Oeste, com dimensões significativas, procurando, contudo, produzir e favorecer ventilação cruzada, com aberturas e alturas frente a frente.
  • B. Estruturas em concreto costumam ter maior rapidez na dissipação de calor do que estruturas em madeira-de-lei, razão pela qual, tecnicamente, resultam mais adequadas para clima quente-úmido.
  • C. Beirais de coberturas devem ser dimensionados como anteparos à insolação direta, no horário até as 13 h, quando há maior incidência de raios ultravioleta na radiação solar e maior carga térmica.
  • D. As esquadrias de uma edificação devem ser controladas em suas dimensões para evitar excessivo ataque direto de insolação e permitir fluxo interno de correntes de ar, simultaneamente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...