Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos arquivos permanentes, analise as assertivas abaixo:
I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação. II. A descrição de documentos de arquivo é uma das funções arquivísticas que está relacionada com a fase permanente. III. Segundo Bellotto (2007), é importante não deixar de compreender que o mesmo princípio que norteia o trabalho de classificação no âmbito dos arquivos não se perca na organização dos arquivos permanentes.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

    A) 07.

    B) 09.

    C) 10.

    D) 11.

    E) 12.

Assinale a alternativa em que todos os exemplos são considerados espécies documentais.

    A) Memorando de solicitação de compra de material permanente, processo, ata de reunião de diretoria, processo de apoio financeiro a eventos turísticos e carta.

    B)

    Caixa-arquivo, pasta suspensa, pasta A/Z e pasta de plástico.



    C) Cd, dvd, papel, pergaminho e papiro.

    D) Vídeo, áudio, parecer, atestado e processo.

    E) Estante de aço, mapoteca, armário de aço e arquivo deslizante.

Com base nas definições no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), analise as seguintes assertivas, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.
( ) Documento oficial é o documento emanado do poder público ou de entidades de direito privado capaz de produzir efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. ( ) Documento ostensivo é o documento que, pela natureza de seu conteúdo, sofre restrição de acesso. ( ) Autenticação é a anotação oficial em documento, que o altera ou complementa. ( ) Classificação é a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. ( ) Protocolo é o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – I – I – C – C.

    B) I – C – C – C – I.

    C) C – C – C – I – C.

    D) I – I – C – C – C.

    E) C – C – I – I – I.

A Arquivologia, também chamada de Arquivística, é a ciência que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas utilizados na sua constituição, organização e desenvolvimento. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual e do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciarias.
II. No que tange à natureza dos documentos, os arquivos podem ser classificados em Especiais e Especializados.
III. Os arquivos permanentes podem ser chamados também de arquivos correntes ou de primeira idade.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um método de arquivamento de documentos.

    A) Numérico

    B) Geográfico

    C) Alfabético

    D) Ideográfico

    E) Democrático

Com relação aos métodos de arquivamento, escolha a alternativa incorreta:

    A) Método alfabético: é muito indicado para arquivos de correspondência.

    B) Método específico: Nesse método, as pastas são ordenadas por assunto.

    C) Método ideográfico: Esse método se propõe a agrupar os assuntos de acordo com os locais.

    D) Método numérico: É considerado indireto, pois sua consulta depende de um índice.


Ao receber as documentações de três funcionários recém contratados, o(a) recepcionista utilizará o método alfabético para arquivar. Qual seria a forma correta identificar os documentos dos três funcionários abaixo?
Pedro Paulo Corrêa. Thiago Gonçalves. Antônio Carlos de Souza.

    A) Paulo Corrêa, Pedro; Gonçalves, Thiago; Carlos de Souza, Antônio.

    B) Pedro Paulo Corrêa; Thiago Gonçalves; Antônio Carlos de Souza.

    C) Pedro, Paulo Corrêa; Gonçalves, Thiago; Antônio Carlos, de Souza.

    D) Corrêa, Pedro Paulo; Gonçalves, Thiago; Souza, Antônio Carlos de.

Qual o tipo de arquivamento em que os documentos são colocados lado a lado, um atrás do outro sendo possível retirar o documento desejado sem retirar os outros do arquivo, mas que, no entanto, acaba por prejudicar a conservação dos documentos, pois o papel tende a amassar quando guardado dessa forma?

    A) Arquivamento Horizontal.

    B) Arquivamento Vertical.

    C) Arquivamento Guia-fora.

    D) Arquivamento Direto.

Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição. Quanto ao destino e procedência podemos classificar a correspondência em:

    A) Externa e Interna.

    B) Ostensiva e Primário.

    C) Lenta e Urgente.

    D) Circular e Urgente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...