Questões de Arquivologia

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Segundo a Lei n o 8.159/1991, “considera-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Como um dos principais objetivos do arquivo é permitir a consulta dos documentos de forma fácil e rápida, são usados vários tipos de classificação que facilitam esta tarefa. Sobre a classificação das idades dos arquivos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- Os arquivos de primeira idade são os considerados de guarda permanente.

II- Os arquivos de segunda idade são os considerados de guarda por tempo intermediário.

III- Os arquivos de primeira idade são os considerados arquivos correntes.

IV- Os arquivos de terceira idade abrigam arquivos de uso funcional, administrativo ou jurídico.

V- Os arquivos de terceira idade são os arquivos que perderam o uso administrativo.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II e IV, apenas.

    B) I, II e V, apenas.

    C) II, III e V, apenas.

    D) III e IV, apenas.

    E) II e IV, apenas.

Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue:
“Toda instituição arquivística deve contar com um ______________________ escrito, direcionado para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo.”
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

    A) Plano de Contingência.

    B) Plano de Emergência.

    C) Plano de Verão.

    D) Plano de Obras.

O método de arquivamento ideográfico é aquele em que:

    A) Os documentos são organizados pela ideologia política.

    B) Os documentos são organizados pelos assuntos presentes explicitamente ou não, nos documentos.

    C) Os documentos são organizados pela localização geográfica.

    D) Os documentos são organizados de acordo com a ordem alfabética.


De qual método de arquivamento o texto abaixo refere-se?
É um método que propõe a organização dos documentos por assunto. Assim, a classificação é elaborada pelos assuntos e temas básicos, que podem admitir diversas composições.

    A) Método alfabético.

    B) Método numérico.

    C) Método temático.

    D) Método geográfico.

O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Registro (cadastro de controle, automatizado ou manual). II. Estatização (registrar no controle do Estado). III. Classificação (ostensivo, sigiloso e particular).
Sobre as operações que fazem parte do processo de Protocolo, está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I e III, apenas.

Arquivo pode ser compreendido como uma entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição ou, ainda, um conjunto de documentos que, independentemente, da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. São tipos de arquivo e suas definições, EXCETO:

    A) ARQUIVO COERENTE - Conjunto de documentos, estreitamente, vinculados aos objetivos a longo prazo para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim e atividades-meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são por eles resolvidos.

    B) ARQUIVO CENTRAL - Unidade responsável pelo controle dos documentos acumulados pelos diversos setores e serviços de uma administração e pelos procedimentos técnicos a que devem ser submetidos.

    C) ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - Constituído de documentos que não sendo de uso corrente, aguardam em armazenamentos, sua destinação final. Unidade ou órgão responsável pelo arquivo intermediário.

    D) ARQUIVO HISTÓRICO - Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor. Unidade administrativa ou órgão encarregado de arquivos permanentes.

Os métodos de arquivamento visam a organizar e distribuir os arquivos de acordo com uma ordem da entidade produtora. Existem várias maneiras de classificar os documentos de arquivos: podem ser por meio de numeração ou divididos também por áreas, sessões e assuntos. Nesse contexto, são métodos de arquivamento o que se afirma em:

    A) Alfabético, Geográfico, Hierárquico e Assunto ou ideográficos.

    B) Geográfico, Hierárquico, Numéricos e Assunto ou ideográficos.

    C) Alfabético, Geográfico, Numéricos e Assunto ou ideográficos.

    D) Assunto ou ideográficos e Numéricos, somente.

A arquivologia ou arquivística é a ciência e disciplina que objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos. Para entender esta ciência, utilizamos alguns conceitos que constam abaixo. Marque a alternativa que apresenta um conceito equivocado:

    A) Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades.

    B) Documento é a unidade de registro de informações (ideias e fatos), qualquer que seja o suporte ou formato utilizado.

    C) Acervo é o conjunto dos documentos que tratam de determinado assunto ou elucidam certos fatos, servindo para evidenciá-los ou comprová-los.

    D) Suporte é a união de todas as características de um documento: suas características físicas, as técnicas de registro que foram utilizadas nele, a estrutura da informação nele registrada, e seu conteúdo informativo.

Qual das afirmativas abaixo conceitua corretamente o conceito de “Ofício”:

    A) É uma correspondência interna e externa trocada entre autoridades de hierarquia equivalente ou enviada a alguém de hierarquia superior à daquele que assina.

    B) É o registro claro e preciso das ocorrências de uma reunião, assembleia ou convenção, o que a torna um texto oficial é o fato de que, após aprovada, para efeitos legais, assume a condição de documento.

    C) É uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que estão hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

    D) É um tipo de texto muito ligado às situações cotidianas, constituindo-se como um relato proferido por alguém a favor de outra pessoa, a fim de evidenciar uma verdade em que se acredita.

No processo de arquivamento, se enquadram como Tipologias documentais e suportes físicos, EXCETO:

    A) Microfilmagens.

    B) Preservação e conservação documental.

    C) Restauração de documentos.

    D) Protocolos e avaliação de documentos.

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