Questões sobre Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos

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As oficinas culinárias realizadas em atividades práticas de educação alimentar e nutricional permitem trazer para o dia a dia diferentes aspectos da promoção da alimentação saudável. No planejamento de tais oficinas, devem ser consideradas etapas, as quais estão listadas abaixo. Ordene-as de maneira crescente (a partir do número 1, que corresponde à primeira etapa) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Levantamento dos recursos humanos, financeiros, físicos e materiais necessários para sua execução.

( ) Aquisição dos gêneros alimentícios e pré-preparo dos mesmos.

( ) Definição das estratégias pedagógicas, dinâmicas de grupo, ambientação e tempo previsto para cada atividade.

( ) Definição do grupo de interesse, objetivos e temas da oficina.

( ) Seleção de receitas, textos, livros, vídeos, sites e elaboração de instrumentos de avaliação.

  • A. 1, 5, 2, 3 e 4
  • B. 2, 5, 3, 1 e 4
  • C. 3, 4, 5, 2 e 1
  • D. 2, 5, 1, 4 e 3
  • E. 4, 5, 3, 1 e 2

Um dos recursos utilizados para avaliar se uma preparação culinária é bem aceita ou não é a análise sensorial. Sobre esse recurso, considere as afirmativas abaixo, avalie-as quanto à sua veracidade e assinale alternativa correta:

I. No teste de aceitação, o indivíduo indica a sua opinião utilizando uma escala hedônica, representada por expressões numéricas ou descrita por palavras como “gostei muitíssimo” a “desgostei muitíssimo” ou, ainda, representada por expressões faciais.

II. Em particular, quando a população alvo tem restrições para se expressar, como crianças e analfabetos, os testes devem ser estruturados e adaptados para garantir a confiabilidade das respostas.

III. Quando a utilização de alimentos é impraticável, uma opção, especialmente para crianças com idade superior a 4 anos, é a utilização da fotografia como recurso visual para avaliação das preferências alimentares.

  • A. As afirmativas I, II e III são corretas
  • B. Apenas as afirmativas I e II são corretas
  • C. Apenas as afirmativas I e III são corretas
  • D. Apenas as afirmativas II e III são corretas
  • E. Apenas a afirmativa II é correta

A escolha de uma embalagem para alimentos deve levar em conta aspectos tecnológicos e de saúde pública. Sobre os tipos de embalagem para alimentos, considere as afirmativas apresentadas a seguir, avalie-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta estabelecida de cima para baixo.

( ) O vidro é um material usado em larga escala na indústria de alimentos em razão das seguintes propriedades: inércia química, impermeabilidade, rigidez, resistência à pressões internas e ótimas propriedades ópticas.

( ) A grande desvantagem da utilização de embalagens metálicas é que o alimento não pode ser processado e esterilizado na própria embalagem.

( ) O armazenamento de produtos a granel pode ser realizado com sacas de diversos tipos de tecidos, as quais protegem o alimento da umidade excessiva, além de constituírem barreira adequada para insetos, roedores e microorganismos.

  • A. F, V, V
  • B. V, F, V
  • C. V, F, F
  • D. V, V, F
  • E. F,V, F

O uso de luvas descartáveis é recomendado

  • A. na manipulação de legumes que serão utilizados para o preparo de sopa.
  • B. na distribuição de frutas prontas para o consumo.
  • C. no fracionamento e na moagem de carnes.
  • D. na manipulação de produtos saneantes.
  • E. no preparo de doces à base de frutas.

Para a adequada higiene das mãos, o manipulador de alimentos deverá utilizar

  • A. sabonete em pedra neutro, antisséptico, e secar as mãos com papel toalha reciclado.
  • B. detergente líquido neutro, antisséptico, e secar as mãos com papel toalha reciclado.
  • C. sabonete líquido e massagear mãos, antebraços, e entre os dedos e unhas por pelo menos 3 minutos.
  • D. sabonete em pedra antisséptico e massagear mãos e antebraços por no mínimo 2 minutos.
  • E. sabonete em pedra e finalizar com álcool gel nas mãos e antebraços e, nos anéis, quando houver.

O cardápio da refeição servida em determinado restaurante popular, no dia 10/11/2015, foi composto de arroz integral, feijão, carne bovina magra, brócoli, tomate, ervilha e suco de acerola. O arroz foi refogado em óleo com alho, cebola, sal e, posteriormente, foi adicionada água. O feijão, que havia sido colocado de molho no dia anterior ao cozimento em pressão, após o cozimento, foi temperado com alho, cebola e sal. A carne bovina foi cozida em molho de tomate por tempo não especificado. O brócoli foi preparado pelo método de branqueamento; a vagem, cozida em água com bicarbonato de sódio; e o tomate, higienizado e cortado em fatias.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Para garantir a qualidade higiênico-sanitária da carne bovina, faz-se necessário que, durante o seu preparo, todas as suas partes atinjam a temperatura mínima de 70 °C.

  • C. Certo
  • E. Errado

A higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, do ambiente de trabalho e dos utensílios utilizados para o preparo dos alimentos é o item imprescindível para a obtenção de uma alimentação sem contaminação e de boa qualidade. Sobre a higiene dos manipuladores de alimentos, é CORRETO afirmar:

  • A. O controle de saúde dos manipuladores de alimentos deve ser realizado pelo próprio manipulador, devendo este realizar diversos exames de saúde anualmente, tais como parasitológico de fezes, urina e coprocultura.
  • B. Antes de iniciar sua atividade, o manipulador deve retirar a maquiagem e todos os adornos que sejam considerados grandes; adornos pequenos, como alianças, ainda são tolerados na manipulação de alimentos.
  • C. Os uniformes dos manipuladores de alimentos devem ser sempre de cor branca e a troca deve ocorrer, no mínimo, a cada 3 dias.
  • D. Os manipuladores de alimentos devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao local de trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço e após usar os sanitários.

Quando se compara a composição química média do leite humano maduro com o leite de vaca, pode-se afirmar que:

  • A. o leite humano maduro contém maior teor de energia que o leite de vaca.
  • B. o leite de vaca contém maior teor de lipídeos que o leite humano maduro.
  • C. o leite de vaca contém menor teor de vitamina A que o leite humano maduro.
  • D. o leite humano maduro contém maior relação caseína-albumina que o leite de vaca.
  • E. o leite humano maduro contém menor teor de carboidratos que o leite de vaca.

Com base na legislação do RIISPOA, Decreto 30.691/1952, o sistema de abate de animais é realizado em abatedouros que contemplam uma área limpa e uma área suja.

No abate de suínos, a área suja é o local onde são realizadas as tarefas de:

  • A.

    sangria, escaldagem, depilação, flambagem, toalete e evisceração.

  • B.

    insensibilização, sangria, esfola e toalete.

  • C.

    insensibilização, sangria, esfola, depilação, flambagem e toalete.

  • D.

    insensibilização, sangria, escaldagem, depilação, flambagem e toalete.

  • E.

    insensibilização, sangria, escaldagem, flambagem, toalete, evisceração e inspeção das vísceras.

No momento do abate de animais, o aporte de oxigênio deixa de chegar à musculatura. Nesse momento, o músculo passa a utilizar a via anaeróbia, ocorrendo uma transformação de glicogênio em glicose, e se verifica a queda do pH, o que ocorre nas primeiras horas após o abate.

Esse período é denominado:

  • A.

    glicólise.

  • B.

    dieta hídrica.

  • C.

    rigor mortis.

  • D.

    período de cuidados post mortem.

  • E.

    período de falência múltipla dos órgãos.

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